Esporte

Paraibana Andressa de Morais garante vaga para Jogos Olímpicos de Paris

ANDRESSA DISCO
Andressa de Morais

Mais uma paraibana garantiu vaga nos jogos olímpicos de Paris. Trata-se de Andressa de Morais. Especialista em lançamento de disco, ela conquistou a vaga através do ranking mundial. Andressa vai para a quarta participação nos jogos.

Recentemente, ele foi vice no Troféu Brasil de Atletismo. Na ocasião, Izabela da Silva foi a campeã. Ambas, contudo, vão representar o Brasil.

As Olimpíadas de Paris acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto. Além de Paris, Andressa já esteve em Londres, Rio e Tóquio.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com T5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

PIX por aproximação deve começar em fevereiro, diz Banco Central

Banco Central – (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional decidiram criar novas regras para o sistema Open Finance que vão permitir o pagamento por aproximação utilizando o PIX, anunciaram as instituições nesta quinta-feira (4).

As novas funcionalidades devem estar disponíveis para a população geral a partir de fevereiro de 2025.

O cronograma é o seguinte:

  • 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
  • 14 de novembro de 2024: Testes em produção;
  • 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.

 

Além do PIX por aproximação, as novas regras também visam permitir que os clientes não precisem mais sair do ambiente de compras online, em e-commerces, para realizar o pagamento pelo sistema.

No fim de julho, o BC deve publicar normas mais detalhadas de como as instituições financeiras devem trabalhar para possibilitar os serviços. Depois, em novembro, as instituições já precisarão estar testando as funcionalidades, para garantir a segurança das operações.

Como habilitar
Segundo Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), o cliente terá ambos os recursos à disposição depois de fazer um cadastro em uma instituição que esteja no Open Finance e liberar as funções nas carteiras digitais.

O primeiro passo do processo, em julho, trará mais elementos em relação às responsabilidades de cada instituição participante nesse novo processo de pagamento, além de informações sobre obrigação de participação e detalhes sobre o fluxo de segurança dessa nova jornada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

João Azevêdo rechaça politização na escolha de advogado para vaga de desembargador da Paraíba

A antecipação do debate sobre a escolha de desembargadores na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça, tem se tornado um campo de disputa política entre os membros da instituição. Para o governador João Azevêdo, essa discussão está sendo politizada de maneira equivocada e prematura.

“Não devia estar sendo politizado uma discussão como essa. Até porque o meu candidato vai estar na lista tríplice que eu vou receber do Tribunal de Justiça lá em outubro”, afirmou Azevêdo, destacando a importância do processo que se avizinha para os profissionais da advocacia. Em setembro, os advogados terão que escolher entre seis nome, sendo três homens e três mulheres para votados. A lista sêxtupla será encaminhada pela OAB-PB ao Tribunal de Justiça que definirá três nomes e um deles será escolhido e nomeado pelo governador João Azevêdo.

Para o governador, a escolha de um desembargador não deveria ser tratada como uma disputa política interna na OAB, mas sim como uma decisão que envolve critérios técnicos e éticos fundamentais para o judiciário. “A gente não pode fazer uma leitura de que a escolha de um desembargador que tem uma condição extremamente importante dentro da justiça, ela passa por um processo de disputa interna. Essa discussão é na OAB”, enfatizou.

As inscrições para eleição do Quinto Constitucional ocorrem entre os dias 01 e 20 de julho. As eleições devem ocorrer no dia 18 de setembro. Atualmente cerca de 20 advogados concorrem à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. São eles:

  • Ana Carla Lopes
  • Arthur Souto
  • Breno Wanderley
  • Bruno Nóbrega
  • Claudeci Tavares
  • Douglas Beltrão
  • Fabio Andrade
  • Felipe Crisanto
  • Francisco Fidelis
  • Inácio Queiroz
  • Janaina Nunes
  • José Mariz
  • Luiz Pereira
  • Márcio Maranhão
  • Nevita Luna
  • Rômulo Palitot
  • Sheyner Asfora
  • Waldomiro Figueiredo

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Picanha taxada e cerveja mais cara: o que mudará com a reforma tributária

Foto: Arte/UOL

A publicação do relatório da reforma tributária trouxe uma série de novidades em relação ao texto aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

MP-Procon investiga fraudes em consórcios na Paraíba

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba instaurou inquéritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para apurar supostas práticas fraudulentas no setor de consórcios. Duas empresas respondem na 6ª Vara Criminal da Capital pelos crimes de estelionato e associação criminosa, relacionados à prática fraudulenta na aquisição de consórcios envolvendo. De acordo com a portaria do MP-Procon, os consumidores foram induzidos ao erro ao aderirem a contratos de consórcio, quando, de fato, acreditavam realizar a aquisição de financiamento para móveis e/ou imóveis.

O inquérito vai aprofundar as investigações das reclamações de diversos consumidores recebidas no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública para que haja a reparação dos danos causados aos consumidores lesados.

A omissão de informações sobre taxas de administração, prazos de contemplação, critérios de sorteio e lance, bem como a falsa promessa de facilidades na contemplação, configuram práticas enganosas que prejudicam os consumidores e comprometem a integridade do sistema de consórcio.

O Código de Defesa do Consumidor prevê a obrigação de fornecer informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Governo autoriza instalação de empresas privadas em prisões da Paraíba

O Governo da Paraíba autorizou a celebração de parcerias de incentivo a geração de empregos para reeducandos do Sistema Prisional do Estado. A aprovação da Lei 11.613/2019 foi divulgada no Diário Oficial nesta quinta-feira (4), a iniciativa é mais uma ação do projeto de ressocialização das pessoas privadas de liberdade durante o cumprimento da pena.

Com a publicação do Decreto nº 45.230, foram definidos os procedimentos a serem adotados para seleção de empresas privadas que pretendam empregar reeducandos para exercer atividades no interior de unidades do sistema penitenciário. Constam no documento as formalidades para o chamamento público e os fluxos a serem adotados, além de definir obrigações para entidades parceiras, formas de incentivo e toda uma gama de direitos atribuídos às pessoas privadas de liberdade que terão acesso ao trabalho durante o cumprimento da sua pena.

De acordo com o decreto, haverá uma primeira fase, que pode ser qualificada como fase de habilitação, na qual as empresas que se interessarem e se adequarem aos termos do instrumento convocatório poderão apresentar as documentações e condições exigidas, dentre as quais: anteprojeto de adaptação da edificação, regularidade fiscal e trabalhista, alvarás, investigação social e proposta de plano de trabalho e capacitação. A segunda fase passará pela análise documental. A terceira e última fase do chamamento consistirá na parte de análise e ajustes do anteprojeto de adaptação física.

O Decreto ainda estabelece critérios claros para avaliação e julgamento das propostas, percebendo-se a preocupação do Estado com as questões de segurança do trabalho e das instalações.

O secretário de Administração Penitenciária, João Alves, destacou que, ao longo da construção da legislação regulamentadora as equipes da Seap já vinham trabalhando na identificação dos espaços adequados para implantação das atividades, na elaboração dos projetos e no planejamento das ações envolvendo o trabalho prisional, facilitando a adoção dos próximos passos. “Nosso objetivo, nesse momento, é dar viabilidade ao programa, delimitando as ações iniciais e produzindo com a maior brevidade os instrumentos convocatórios para o chamamento público”, comentou.

O gestor da Seap acredita que a regulamentação trará significativos avanços para o sistema prisional paraibano, “especialmente considerando essa nova visão que a gestão do governador João Azevêdo vem adotando, ao determinar que fossem priorizadas ações que visem a ressocialização das pessoas privadas de liberdade”.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

Justiça manda Prefeitura do Conde nomear aprovados em concurso de 2016

A Quarta Câmara do Tribunal de Justiça determinou a nomeação e a posse dos aprovados no concurso público realizado pelo Município do Conde, na Grande João Pessoa, em 2016, dentro do número de vagas e, ainda, dos aprovados que estão em cadastro de reserva quantos forem os contratos excepcionais até o limite do respectivo número de cargos efetivos existentes na estrutura municipal e conforme o edital do certame. Essa seleção chegou a ser anulada pelo Poder Executivo, apesar de ter sido arrecadado mais de R$ 1 milhão com as inscrições de cerca de 18 mil pessoas, e de terem sido aprovados 343 candidatos.

A ação foi ajuizada pela promotora de Justiça, Cassiana Mendes de Sá, contra o Município de Conde, após tramitarem os inquéritos civis públicos 067.2017.000041 e 067.2017.000632, ambos instaurados com o fim de apurar a regularidade e lisura do concurso. De acordo com a autora da ação, a decisão judicial reconheceu a legitimidade do Ministério Público em defesa dos princípios que devem reger o acesso aos cargos públicos por meio de concurso.

De acordo com os autos, o certame foi realizado pela empresa Advise Consultoria & Planejamento e homologado por meio dos decretos 22/2016, 31/2016 e 38/2016, publicados, no Diário Oficial do Estado da Paraíba. Diversos aprovados tomaram posse e entraram em exercício nos respectivos cargos no final do ano de 2016. Em março do ano seguinte, no início da gestão, a então prefeita Márcia Lucena anulou o concurso, determinou a suspensão do prazo de validade e dos atos de nomeação, posse e início de exercício dos nomeados.

As alegações do Município foram refutadas pelo MP e desconsideradas pela Justiça. Ainda conforme o processo, a Promotoria requereu a nulidade dos decretos municipais 10/2017 e 45/2017, restabelecendo o prazo de vigência do concurso a partir da publicação de eventual decisão judicial. O MPPB também pediu a reintegração dos aprovados que entraram em exercício, a nomeação e a posse dos aprovados dentro do número de vagas e/ou cadastro reserva e que tenham sido preteridos por contratados temporariamente. Ainda requereu a rescisão de tantos contratos temporários quantos fossem necessários para a nomeação de candidatos aprovados para as respectivas funções, bem como a apresentação de cronograma detalhado de convocação e nomeação, por cargo, dos aprovados nas vagas.

“Merecem ser nomeados tantos candidatos aprovados (dentro das vagas ou do cadastro, conforme o caso) quantos forem os contratos excepcionais celebrados, até o limite do respectivo número de cargos efetivos existentes na estrutura municipal, e conforme o edital do concurso”, pleiteia o Ministério Público, nos autos do processo.

Voto de relator e decisão 
Em trecho da decisão judicial, o desembargador João alves da Silva, que analisou o recurso do MPPB, disse que a apuração realizada pelo Ministério Público demonstrou que a execução do certame atendeu aos critérios da impessoalidade e transparência, e que as falhas apontadas durante o processo foram corrigidas com a intervenção da Promotoria.

Por fim, em seu voto, o desembargador rejeitou as preliminares e, no mérito, deu provimento ao apelo do MPPB para reformar, parcialmente, a sentença e julgar procedentes os pedidos autorais no sentido de declarar a nulidade dos decretos 10/2017 e 45/2017, restabelecendo o prazo de vigência do concurso, além de determinar a nomeação dos aprovados dentro das vagas e do cadastro de reserva, observando as vagas ocupadas por temporários e a rescisão de contratos temporários. Também votou pela apresentação de cronograma de convocação e nomeação dos concursados e a imediata abstenção de realizar novas contratações temporárias  para os cargos oferecidos no concurso.

Diante disso, em sessão do último dia 27, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba decidiu, por unanimidade, rejeitar as preliminares e, no mérito, dar provimento ao recurso do Ministério Público e negar provimento ao recurso do promovido, nos termos do voto do relator. A sessão foi presidida pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e acompanhada pela representante do Ministério Público, a procuradora de Justiça, Marilene de Lima Campos de Carvalho.

Ficaram mantidos os demais termos da sentença e as obrigações impostas deverão ser cumpridas no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil até o limite de R$ 100 mil, sem prejuízo de adoção de outras medidas coercitivas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaurílioJR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Polícia Federal decide indiciar Bolsonaro nos inquéritos das joias e das vacinas

Foto: Vinícius Schmidt

A Polícia Federal (PF) decidiu indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro em dois inquéritos: o que apura a venda ilegal de joias no exterior e o que investiga a falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19.

O pedido de indiciamento do ex-mandatário, segundo apurou a coluna com fontes da cúpula da PF, foi concluído e deve ser remetido à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Além de Bolsonaro, outros aliados e auxiliares do ex-presidente também estão na lista de indiciametos da Polícia Federal. Entre eles, os advogados Fabio Wajngarten e Frederico Wasseff.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também será indiciado. O militar foi peça-chave nos inquéritos, após fechar um acordo de delação premiada com a PF.

Apesar dos pedidos de indicamento, a Polícia Federal não vai requerer a prisão preventiva nem de Bolsonaro, nem dos demais indiciados, como a coluna antecipou em junho.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Homem armado é preso após tentar intimidar médica, no Agreste paraibano

Foto: Reprodução

Um homem armado foi preso na noite dessa terça-feira (2), após tentar entrar no Hospital da cidade de Aroeiras, no Agreste paraibano, para intimidar uma médica que estava de plantão.

Segundo informações policiais, o suspeito teria saído inconformado porque não atenderam a filha dele na frente de seis crianças que já estavam na fila esperando.

Os funcionários chegaram a perceber que o homem tinha ido em casa buscar algo, e logo acionaram os policiais. As autoridades ficaram na recepção do hospital e renderam o suspeito assim que ele voltou com um revólver.

Durante a investigação, foi constatado que que ele é do estado do Acre e já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. O caso foi levado para a Delegacia de Polícia, em Queimadas.

Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Brasil é o segundo da América do Sul com mais focos de incêndio neste ano

Foto: Reprodução

Em seis meses, o Brasil registrou 35.938 focos de incêndio, número é o maior da série histórica, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que consideram o período entre janeiro e junho. Com o índice, o país ocupa o segundo lugar entre as nações da América do Sul com maior número de focos de incêndios, ficando atrás apenas da Venezuela, que contabilizou 38.136

Em 2024, a Amazônia e Cerrado foram os biomas mais afetados pelos incêndios, com 13.489 e 13.229 focos, respectivamente. Na região amazônica, por exemplo, apesar de ter registrado redução de 50% no desmatamento em 2023, a seca aumentou o fogo em algumas áreas do bioma, de acordo com Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

Dados do MapBiomas apontam que um a cada quatro hectares de terra pegou fogo no país nas últimas quatro décadas. Do território afetado, o Cerrado e a Amazônia, juntos, concentraram cerca de 86% da área queimada pelo menos uma vez no Brasil em 39 anos.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Brasil tem mais mortes por dengue em 2024 que a soma dos últimos sete anos

O Brasil acumulou 4.367 mortes por dengue desde o começo do ano. O número é maior do que a soma dos óbitos registrados entre 2017 e 2023 (4.331). Outras 2.659 mortes estão sendo investigadas até esta quarta-feira (3). Os dados são do painel de monitoramento do Ministério da Saúde.

número deste ano é o mais alto da série histórica. O registro mais alto era, até então, de 2023, com 1.179. Além disso, o Brasil tem, em 2024, a maior contabilização de casos prováveis. Veja abaixo o número de óbitos dos últimos anos:

  • 4.367 em 2024;
  • 1.179 em 2023;
  • 1.053 em 2022;
  • 315 em 2021;
  • 583 em 2020;
  • 820 em 2019;
  • 201 em 2018; e
  • 180 em 2017.

R7

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.