STF

STF define quantidade de maconha para diferenciar usuário do traficante; saiba o limite

Dependência da maconha causa sintomas como apatia, ansiedade, mudanças no apetite, isolamento social, irritabilidade e crises de pânico.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira fixar que 40 gramas ou seis plantas fêmeas será a quantidade máxima de maconha que vai diferenciar um usuário de um traficante, desde que não existam outros indícios de que a pessoa seja traficante. O número foi definido em um consenso entre os ministros. A medida terá validade até que o Congresso defina um parâmetros para diferenciar usuários de traficantes.

Além da quantidade, a pessoa abordada não deve ter qualquer objetos que sejam utilizados por um traficante, como balança de precisão, caderno de anotação de clientes e celulares. Na véspera, a Corte decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

A ideia, de acordo com os votos dos ministros, é acabar com a desigualdade na definição de quem é preso ou não por portar maconha. Pesquisas apontam que essa decisão pode ser guiada por preconceitos. Um levantamento do Núcleo de Estudos Raciais do Insper verificou que 31 mil pessoas pardas e pretas foram enquadradas como traficantes em situações similares àqueles em que brancos foram trados como usuários de drogas.

Hoje, quando uma pessoa é abordada pela polícia com droga, ela é presa se for considerada traficante. Essa definição é realizada por um delegado de polícia — e posteriormente um membro do Ministério Público. Com isso, pessoas com pequenas quantidades de drogas são enquadradas como traficantes e condenadas a prisão. A pena para o tráfico de drogas é de cinco a 20 anos de prisão, além de multa.

STF legalizou a maconha?

O STF decidiu que o porte de maconha, mesmo que individual, permanecerá sendo considerado um ato ilícito, ou seja, contra a lei e proibido em ambientes públicos.

A votação do STF define, porém, que o usuário será sujeito a apenas medidas administrativas, sem efeitos penais, como registro em ficha criminal. O usuário receberá advertência sobre os efeitos das drogas, medidas educativas e prestação de serviços à comunidade.

Na Lei de Drogas, aprovada em 2006 pelo Congresso, os parlamentares já haviam retirado a punição do usuário de drogas, por isso, ele não deve ser preso.

Isso significa que a decisão do STF não legaliza ou libera o uso de maconha no Brasil, mas define que o porte deve ser punido como um ato ilícito administrativo.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaurílioJR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Padre Egídio de Carvalho viola medida cautelar e justiça alerta o Gaeco

O Centro de Monitoramento de Tornozeleira Eletrônica da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado informou à 4ª Vara Criminal de João Pessoa violação das medidas cautelares impostas pela Justiça ao padre Egídio de Carvalho. O religioso foi posto em liberdade em abril, mas estava proibido sair de casa sem autorização judicial.

O monitoramento eletrônico mostra que Carvalho deixou seu apartamento, no bairro de Cabo Branco, e caminhou pela orla pessoense no dia 21 de junho sem explicar o porquê da saída. Em outras vezes Egídio, deixou a casa para ir a consultas. Nesses casos, porém, o sacerdote apresentou atestados que comprovam a necessidade de deslocamento.

“Informamos a Vossa Excelência que realizamos busca por violações no período de 18/04/2024 à 27/06/2024 referente ao (a) monitorado (a) EGIDIO DE CARVALHO NETO, filho (a) de Nair Araújo de Carvalho e Joaquim Nabuco de Carvalho e o (a) mesmo (a) incorreu em descumprimento das cautelares, saindo da sua zona de inclusão no dia 21/06/2024 sem apresentar justificativa. Nos dias 25/04/2024 e 02/05/2024 o monitorado saiu, porém enviou atestados médicos e no dia 18/04/2024 compareceu nesta Central para instalação do dispositivo. Enviamos relatório com todas as saídas e os atestado médicos”, diz o ofício encaminhado pela Seap à Justiça.

O juiz José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal, pediu que o Ministério Público da Paraíba se manifeste sobre a informação prestada pelo Estado.

“Considerando as informações da Central de Monitoramento de Tornozeleira Eletrônica, dê-se vista ao MPPB (GAECO)”, assinala o magistrado.

Medidas cautelares impostas a Egídio Carvalho 

O Padre Egídio de Carvalho foi preso em novembro do ano passado no âmbito da Operação Indignus, que apura suspeita de desvios de recursos milionários do Hospital Padre Zé, em João Pessoa.

Em abril, Carvalho foi colocado em liberdade após ser submetido a procedimento cirúrgico no Hospital da Unimed, na Capital. Ao decidir pela liberdade, o Poder Judiciário determinou ase seguintes cautelares:

 

1. Monitoramento eletrônico (art. 319, IX, do CPP), cuja colocação do equipamento deverá ser condição sine qua non para a liberação da prisão domiciliar;

2. Proibição de se ausentar de sua residência nesta cidade de João Pessoa, sem autorização do juízo, devendo indicar, com precisão e de forma comprovada, seu endereço atualizado, para fins de acompanhamento do monitoramento eletrônico e para que fique disponível aos chamamentos do Poder Judiciário (art. 319, IV, do CPP);

3. Juntar aos autos comprovante do endereço nesta cidade, onde ficará recolhido, fazendo-o antes do início da prisão domiciliar e da colocação do equipamento de monitoramento eletrônico;

4. Proibição de manter contato com pessoas diversas de seus advogados constituídos e dos familiares que residem no mesmo imóvel, salvo casos de urgência e mediante comunicação a este juízo, em até 48 horas (art. 319, III, do CPP);

5. Proibição de acesso ou frequência em estabelecimentos vinculados a ASA e ao Instituto São José, assim como a proibição de contato com qualquer colaborador destas instituições, bem como as demais acusadas (art. 319, II, do CPP);

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Biliu de Campina segue em estado grave após uma semana

 

 

O cantor e compositor paraibano Biliu de Campina continua internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, com quadro de saúde grave.

Ele está internado desde a última segunda-feira (24), após ter um mal-estar e sofrer uma queda.

Nesta segunda-feira (1º), a gerente médica da unidade de saúde, Jaqueline Andrade, deu uma atualização sobre o quadro de saúde do cantor.

“É um paciente (em estado) grave, se encontra na nossa ala laranja, não intercorreu nas últimas 24 horas. Há uma previsão de uma traqueostomia no decorrer da semana e, no momento, ainda encontra-se em hemodiálise”, explicou a médica.

O hospital deve divulgar um boletim médico completo ainda nesta segunda-feira (1º).

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

(VÍDEO) Lula sobre reforma agrária: “A gente tem que aprender a falar com o povo o que ele quer ouvir”

“A gente tem que aprender a falar com o povo o que ele quer ouvir. Às vezes a gente fala o que pensa e não é isso que o povo quer”, diz Lula.

 

Em entrevista à Rádio Princesa, da Bahia, presidente afirmou que passou a defender uma Reforma Agrária pacífica após pesquisa mostrar que 90% da população era contra a reforma feita de forma radical.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

(VÍDEO) “Quem nos crítica não vale uma titica de cachorro”, diz Lula na Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um puxão de orelha nos deputados e senadores da base. Durante discurso, nesta segunda-feira (1º/7), o chefe do Executivo afirmou que a bancada “precisa aprender a defender” o governo e que os críticos “não valem uma titica de cachorro”.

“Não é pouca coisa ter um Jaques Wagner e um Otto [Alencar] no Senado me ajudando. Também não é pouca coisa ter a bancada de deputados federais ajudando a gente. A bancada só precisa aprender a defender mais a gente nas porradas que a gente toma”, afirmou.

Lula pediu que os parlamentares não se abstenham de rebater críticas. “Não há nada que a gente não tenha que dar resposta. A gente não tem que levar desaforo para casa porque quem nos critica não vale uma titica de cachorro”, completou.

Com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(DISPUTA NA OAB) Procurador Fábio Andrade sobre Bruno Nóbrega: “Quem não tem ética não merece ser votado”

O Procurador-Geral do Estado, Fábio Andrade, que é candidato pela vaga que caberá aos advogados –o chamado ´quinto constitucional´– na escolha dos futuros desembargadores paraibanos, foi questionado, nesta segunda-feira (01/07), sobre a também postulação do Procurador-Geral do Município de João Pessoa, Bruno Nóbrega.

Andrade deixou no ar um certo desencontro na relação entre os grupos do governador João Azevêdo (PSB) e do prefeito Cícero Lucena (PP), já que há uma aliança política e eleitoral entre os dois, com João apoiando a reeleição de Cícero na Capital.

De acordo com Fábio Andrade, ele recebeu informações de que um candidato estaria visitando advogados para pedir que não votem em determinado concorrente, denegrindo a sua imagem. “Quem não tem ética não merece ser votado”, bradou o procurador-geral do Estado.

“Ficaria muito incomodado, muito constrangido se recebesse visita de colegas para falar mal de outros, se recebesse visita de colegas para pedir para não votar em alguém, isso não cabe nesse tipo de eleição, porque é preciso fazer uma campanha com ética. Eu diria isso, após refletir sobre algumas notícias que chegaram até a mim. Eu diria o seguinte a todas as advogadas e a todos os advogados da Paraíba. Quem não tem ética na campanha não merece o voto da advocacia. O candidato que vai denegrir colega, fala mal da história de colega não merece o voto da advocacia,porque quem faz isso não está demonstrando ter ética e a advogado que não tem ética na campanha não merece a oportunidade de ser Desembargador”, reagiu.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaurílioJR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TCE

Presidente de Câmara Josivan Martins vai ter que explicar ao TCE salário 110% acima do permitido por lei

Presidente de Câmara na Paraíba vai ter que explicar ao TCE salário 110% acima do permitido por lei

O Presidente de Câmara Municipal de Tacima, na Paraíba vai ter que explicar ao TCE (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) recebimento de salário 110, 81 % acima do permitido por lei.  O presidente da Câmara na época do ocorrido, Josivan Martins de Morais.

TCE intima presidente da Câmara de Tacima para explicar recebimento de salário 110,81% acima do permitido por lei
Presidente da Câmara de Tacima irá explicar recebimento de salário 110,81% acima do permitido

Segundo o Tribunal, o limite da despesa total do Poder Legislativo para o exercício de 2023 é de R$ 1.683.372,12, correspondente a 7% do somatório da receita tributária mais a transferências efetivamente realizado no exercício anterior. A folha de pagamento de pessoal do Poder Legislativo, no exercício em análise, atingiu 63,31% das transferências recebidas.

Salário do presidente da Câmara

O limite máximo da remuneração dos parlamentares municipais é um percentual do subsídio dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Paraíba. Tendo em vista que a população de Tacima é de 8.010 habitantes, o limite máximo imposto pela Carta Magna é R$ 73.910,74. Nesse contexto, verifica-se a ocorrência de pagamento de subsídios acima do limite constitucional.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de João Pessoa

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, a cidade de João Pessoa já tem alguns pré-candidatos confirmados. O atual prefeito, Cícero Lucena (PP), deverá concorrer à reeleição com pelo menos outros cinco concorrentes. Abaixo, apresentamos um perfil de cada pré-candidato e o calendário eleitoral de 2024.

Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena, 66 anos, é o atual prefeito de João Pessoa e busca a reeleição. Ele é filiado ao Progressistas (PP) e possui uma longa carreira política. Lucena foi governador da Paraíba em 1994, prefeito de João Pessoa em dois mandatos (1996 e 2000), senador em 2006, e agora busca mais um mandato como prefeito.

Celso Batista (PSol)

Celso Batista é servidor do Tribunal de Justiça estadual e tem experiência política como candidato a deputado estadual em 2014 e vereador em Campina Grande em 2016. Em 2022, foi candidato a primeiro suplente ao Senado e agora concorre à prefeitura de João Pessoa pelo PSol.

Luciano Cartaxo (PT)

Luciano Cartaxo, 59 anos, é farmacêutico e político, atualmente deputado estadual. Ele já foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos e vereador por quatro mandatos. Após deixar o PT em 2015 para filiar-se ao PSD, retornou ao PT em 2021. Cartaxo busca novamente a prefeitura da capital paraibana.

Marcelo Queiroga (PL)

Marcelo Queiroga, 58 anos, é ex-ministro da Saúde durante o governo de Jair Bolsonaro. O médico cardiologista gerenciou a vacinação contra a Covid-19 e agora é pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PL. Ele espera contar com o apoio da família Bolsonaro para aumentar suas chances.

Ruy Carneiro (Podemos)

Ruy Carneiro, 53 anos, é deputado federal em seu terceiro mandato. Administrador de empresas, Carneiro já foi vereador, deputado estadual e candidato a vice-governador da Paraíba. Agora, ele se apresenta como um possível candidato à prefeitura de João Pessoa pelo Podemos.

Yuri Ezequiel (Unidade Popular)

Yuri Ezequiel, advogado e militante dos movimentos sociais, é o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa pelo partido Unidade Popular (UP). Ezequiel é presidente do Diretório Municipal da UP e tem uma trajetória de ativismo e participação política desde os tempos de universitário.

Calendário Eleitoral de 2024

  • 20 de julho a 5 de agosto: Período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos.
  • 15 de agosto: Prazo final para os partidos registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PolíticaEtc

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Lei Seca autua 100 condutores por embriaguez durante o mês de junho, na Paraíba

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, autuou 432 condutores durante blitzen realizadas no mês dedicado às festas juninas. Desse total, 100 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool e 332 motoristas foram notificados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o relatório, foram realizados 1.061 testes de etilômetros, que resultaram na remoção de 87 veículos aos pátios do órgão e um motorista conduzido à delegacia. Cinquenta e dois agentes de trânsito foram responsáveis pelas ações, além do apoio das demais forças de segurança no Estado, conforme programado pelo Governo da Paraíba durante a Operação São João 2024.

Eles atuaram nas fiscalizações de trânsito com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras de sinalização retrátil.

Blog do BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia Civil prende mulher suspeita de extorquir homens casados em João Pessoa

Foto: Reprodução

Uma mulher foi presa em João Pessoa suspeita de ameaçar publicar nas redes sociais a relação extraconjugal que teria com as vítimas, caso elas não lhes pagassem a quantia de R$ 10 mil. A prisão aconteceu na sexta-feira, 28 de junho.

Investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Carga (DRFVC), ela foi presa em flagrante e autuada pelo crime de extorsão (Artigo 158 do Código Penal).

Ela já havia sido presa em 2023 pela Polícia Civil, cometendo o mesmo delito, em situação idêntica, extorquindo um homem casado com quem mantinha relações.

A prisão foi comunicada à justiça, para as devidas medidas legais.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Imposto de Importação de veículos elétricos sobe nesta 2ª feira

Foto: Reprodução

O custo de importação de veículos elétricos no Brasil vai aumentar a partir desta 2ª feira (1º.jul.2024). A alíquota para compra desses carros no exterior subirá dos atuais 10% para 18%, segundo o cronograma iniciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse crescimento não significa que o preço dos veículos nas concessionárias ficará mais alto, já que as marcas têm estoques de veículos. Diante da previsibilidade do calendário de retomada do imposto, muitas empresas anteciparam as importações para manter o ritmo de vendas.

O aumento na alíquota de importação também atinge veículos híbridos, plug in e caminhões elétricos, mas em valores diversificados. A tributação de veículos eletrificados vai aumentar de forma progressiva até julho de 2026.

Em 2024, as vendas de veículos 100% elétricos têm aumentado sua participação no quadro geral de comercialização de automotivos. Como mostrou o Poder360, a venda de veículos elétricos no Brasil superou a quantidade de unidades comercializadas em 2023 já em maio deste ano. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), cerca de 26.000 unidades de automóveis 100% elétricos foram emplacados nos primeiros 5 meses de 2024, o que representa um aumento de 34% ante a totalidade do ano passado.

Pela 1ª vez na história do setor automotivo brasileiro, os veículos elétricos devem superar uma participação superior a 1% de todas as vendas de automóveis no Brasil no consolidado do ano. No acumulado de janeiro a maio de 2024, os veículos elétricos representaram 3% do mercado de vendas no país. De olho nesse crescimento na participação de elétricos importados, especialmente da China, no mercado automotivo brasileiro, a Anfavea pleiteia junto ao governo uma antecipação da alíquota de 35%, que só seria alcançada em 2026, para o mais breve possível.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.