A prisão de Aylson Proença Doyle Linhares, acusado de estupro de vulnerável contra um menino de 12 anos, surpreendeu e chocou os moradores do condomínio onde o homem vivia em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Ao chegar na casa do acusado, os policiais se depararam com um vasto material nazista, como bandeiras, uniformes, carteira de partido nazista com a foto dele, além de armas e munição.
A polícia chegou até o acusado após um vizinho do condomínio onde Doyle mora denunciá-lo à polícia por ter importunado o filho dele, de 12 anos. A partir do registro, policiais da 42ª DP apuraram que o suspeito tentava agarrar crianças dentro do condomínio.
Com base nessas informações, os delegados Luiz Mauricio Armond e Talita Carvalho obtiveram da Justiça um mandado de prisão temporária contra Doyle por tentativa de estupro e um mandado de busca e apreensão. Ambos foram cumpridos nesta terça (5).
Na residência dele, os policiais encontraram pelo menos 12 fardas nazistas originais, inclusive da SS — a Schutzstaffel, ou Tropa de Proteção, organização paramilitar ligada ao Partido Nazista — nove armas, entre pistolas, revólveres e fuzis, bandeiras nazistas, um quadro de Adolf Hitler, memorabilia nazista e um documento da SS com a foto de Doyle vestido com uma farda da SS e a “patente” de obergruppenführer (o equivalente, na SS, ao posto de general).
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, definiu, nesta quarta-feira (09), os novos integrantes da executiva estadual do do partido na Paraíba.
O diretório será presidido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima, que terá como vices-presidentes Janaína Silva Araújo e Juliana Soares Ribeiro.
O colegiado é composto ainda por Dawan Lincoln de Sousa Alves (primeiro-tesoureiro), Fábio Araújo Viana (segundo-tesoureiro), Joel Moura Filho (vogal) e Matheus França Costa de Almeida (secretário-geral).
As inscrições para o concurso público para professores para a rede pública estadual de ensino começam nesta quinta-feira (10). Ao todo são duas mil vagas com salário inicial de 6.944,04. O anúncio do certame foi feito pelo governador João Azevêdo e o edital publicado nesta quarta-feira (9).
“Esse é mais um compromisso da nossa gestão para fortalecer a nossa Educação, a mãe de todas as políticas públicas, que permite a realização de sonhos e um futuro melhor para a nossa juventude. A nossa gestão tem se destacado na realização de concursos públicos e na valorização dos nossos servidores”, frisou o governador.
O certame será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e organizado pela Secretaria de Estado da Administração e pela Secretaria de Estado da Educação. O salário inicial será de R$ 6.944,09 para a jornada de 40 horas.
As provas para professor de Educação Básica 4 serão aplicadas nas 16 cidades-sede das regionais, simultaneamente, conforme cronograma previsto no edital, e a taxa de inscrição será única para as 13 disciplinas, no valor de R$ 120,00.
As 2 mil vagas serão distribuídas nas disciplinas de Artes (144), Biologia (89), Educação Física (207), Filosofia (30), Física (91), Geografia (165), História (194), Línguas Espanhola (74), Inglesa (124) e Portuguesa (375), Matemática (383), Química (80) e Sociologia (44).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 4ª feira (9.abr.2025) que teme ser assassinado caso seja preso. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, declarou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes teria “algo pessoal” contra ele. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado em 2022.
“Na verdade, eles querem me matar. Querem dar um fim em mim. Coloca na cadeia e é fácil eliminar alguém sem deixar provas. Eu sou um paralelepípedo no sapato deles. Eu não fui para o outro lado”, afirmou.
Ao ser questionado se Moraes exerce papel semelhante ao que o ex-juiz Sérgio Moro teve em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro respondeu que sim. Negou ter cometido crimes e alegou ser alvo de perseguição.
“Eu não devo nada. Não tem crime nenhum da minha parte. Mas comigo parece que é algo pessoal do Alexandre de Moraes. Não consigo entender outra coisa”, disse.
Bolsonaro também voltou a negar envolvimento na tentativa de golpe. Disse que estava fora do país durante os atos do 8 de Janeiro. “Esse processo sobre golpe não deveria existir”, afirmou.
No próximo sábado (12) é ‘Dia D’ estadual de mobilização vacinal. Todos os serviços da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa estarão abertos para atender a população para atualização da caderneta de vacinação. Atenção especial para os grupos prioritários que podem receber a dose que protege contra Influenza e para prevenção contra o HPV, destinada para pessoas entre 9 e 19 anos, e contra a dengue, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“Neste sábado trabalharemos para atender a população com a avaliação da caderneta de vacinação e colocando o documento em dia. Fazemos uma convocação e alerta para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para tomar a vacina contra Influenza e, crianças e adolescentes aptos a tomar a vacina que protege contra o HPV e a dengue”, destacou Danielle Melo, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
“É importante os pais e responsáveis estarem atentos a caderneta da criança ou cartão de vacina. No documento podem haver anotações feitas pelos profissionais de saúde com indicação de aprazamentos, que são os com agendamentos para próxima visita ao serviço de saúde e, essas observações geralmente são feitas a lápis, que indica a data da próxima vacinação. Essa atenção dos pais é muito importante, o que ajuda a manter a vacinação da criança em dia e, consequentemente, a criança protegida”, ressaltou a gerente.
HPV – Na Rede Municipal de Saúde, a vacinação é destinada para meninas e meninos de 9 a 14 anos e outros grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a exemplo de mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocompetentes.
Também fazem parte do grupo para prevenção usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto (de acordo com esquema preconizado para idade ou situação especial); e pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente/PRR a partir de 2 anos de idade. Até o dia 17 de junho, essa proteção estará disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos.
Dengue – A vacina contra a dengue está disponível para o público entre 10 e 14 anos de idade. O imunizante contém vírus vivos atenuados da dengue e induz a respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus. A vacina é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Influenza – Os grupos definidos pelo Ministério da Saúde para a estratégia de vacinação contra a Influenza nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste em 2025 são o prioritário (crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; idosos com 60 anos ou mais) e o especial (puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da Saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade).
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais. A Covid-19 e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas.
Documentação – Para vacinação é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
Locais para vacinação em João Pessoa no sábado (12) – ‘Dia D’:
Home Center Ferreira Costa
Horário: 8h às 16h
Shopping Sul
Horário: 10h às 16h
Shopping Tambiá
Horário: 9h às 16h
Vacinas de campanha:
– Influenza: Crianças de seis meses a menores de 6 anos e grupos prioritários;
– Covid-19: Crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
– HPV: Campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos;
– Atualização do calendário de rotina
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 8h às 12h
Vacinas de campanha:
– Influenza: Crianças de seis meses a menores de 6 anos e grupos prioritários;
– Covid-19: Crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
– HPV: Campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos;
O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) dormiu no chão do plenário de uma comissão da Câmara, onde deverá passar a madrugada desta quinta-feira (10).
Mais cedo, durante a sessão do Conselho de ética que decidiu pela sua cassação, Glauber anunciou que faria greve de fome e dormiria na Câmara até o processo contra ele se encerrar. Ou seja, até o plenário da Câmara confirmar ou rejeitar a recomendação de cassação feita pelo conselho.
O processo foi aberto após Glauber, no ano passado, ter agredido na Câmara um ativista do grupo de direita MBL.
Glauber está acompanhado por seis pessoas: quatro assessores do gabinete e dois apoiadores.
Segundo relatos de sua equipe, a decisão de iniciar a greve e permanecer no plenário foi tomada por ele sozinho, sem consultar previamente a bancada ou familiares.
A própria esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), foi surpreendida com a atitude.
Ela ficou ao lado do marido até por volta das 23h, mas precisou voltar para casa para cuidar do filho do casal, de três anos.
A Câmara colocou um policial legislativo na porta para garantir a segurança durante a noite.
O caso no Conselho de Ética
A reunião do Conselho de Ética da para analisar o parecer que recomenda a cassação do deputado foi marcada por manobras e tumultos.
Dentro e fora da sala em que a reunião ocorreu, militantes e aliados de Glauber se manifestaram contra a aprovação do parecer de Paulo Magalhães (PSD-BA).
Entre os presentes, estava o ator Marco Nanini, que permaneceu no plenário do órgão para demonstrar apoio a Glauber Braga.
Venda de celulares furtados do Hospital Padre Zé é investigada pela Polícia e pelo Ministério Público da Paraíba
O Hospital Padre Zé afirmou, na tarde desta quarta-feira (09), que corre o risco de encerrar as atividades se não conseguir o contrato com a Prefeitura de João Pessoa para manutenção de 100 leitos.
Em nota enviada ao Blog, a unidade de saúde citou que a gestão da capital “decidiu não renovar a sua contratualização dos 100 (cem) leitos de Unidades de Cuidados Prolongados (UCP), alegando que as irregularidades praticadas na gestão anterior do hospital impedem o repasse de novos recursos”.
O hospital recorreu ao Poder Judiciário, porém o pedido liminar foi indeferido na 1ª instância, sendo, portanto, objeto de recurso para o TJPB.
O Padre Zé citou que na próxima segunda-feira (14), haverá uma reunião no Ministério Público da Paraíba com a tentativa de discutir alternativas jurídicas e administrativas para assegurar a continuidade dos serviços de saúde mantidos pelo hospital.
“Sendo assim, salvo se houver modificação no atual panorama, o Hospital Padre Zé, lamentavelmente, ao final do mês terá que encerrar a sua história de 90 anos oferecendo saúde, acolhimento e conforto aos mais vulneráveis do estado da Paraíba”, diz o texto.
O que diz a Prefeitura de João Pessoa
O secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, disse, na noite desta quarta-feira (09) em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, que uma série de reprovações de contas relativas ao Hospital Padre Zé em João Pessoa impossibilitou a gestão da capital renovar o contrato com a unidade de saúde.
“Estamos numa tratativa há bastante tempo, o Hospital Padre Zé todo mundo sabe dos problemas, que a instituição enfrentou por conta de uma gestão anterior. Nós tivemos durante esse ano, com o Tribunal de Contas do Estado, de fazer a retomada de contas de todos esses anos que o Hospital teve de contrato com a Prefeitura de João Pessoa, várias das contas foram reprovadas. Essa reprovação impede a renovação contratual e o repasse de qualquer recurso público para instituição”, afirmou Luís.
A Secretaria de Saúde de João Pessoa se reuniu com a instituição e entrou com uma medida liminar para tentar garantir o repasse dos recursos.
“A prefeitura precisa do Hospital Padre Zé, queremos manter a contratualização com o Padre Zé, mas precisamos de uma ordem jurídica, porque do jeito que está é ilegal essa contratualização. Essa liberação depende do Tribunal de Justiça, os recursos só podem ser liberados caso o Tribunal autorize”, complementou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quarta-feira (9), que o candidato do Partido Liberal será o pastor Sérgio Queiroz (PL). Para o governo, Bolsonaro ainda afirmou que o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), vai para o “sacrifício” na disputa.
A declaração foi feita em entrevista ao podcast No Olho do Furacão, diretamente de Brasília, em parceria com a Rede Mais e Programa Hora H.
“Eu recebi a incumbência do partido para dar uma atenção especial para o Senado. Então, na Paraíba, é o pastor Sérgio, que é o nosso candidato. Para o governo está pré-acertado o Queiroga, que está indo para o sacrifício, que sabemos da dificuldade. O Cabo Gilberto, a nossa liderança aí, o Wellington Roberto, ele continua. No partido ainda, mas perdeu a executiva estadual, gosto muito dele, acredito que ele dispute a reeleição e estamos nesse quadro que está aí”, disse Bolsonaro.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FSB), iniciou a investigação sobre a queda de uma aeronave no distrito de São José da Mata, em Campina Grande.
De acordo com o órgão, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), localizado em Recife (PE), iniciaram o procedimento conhecido como Ação Inicial.
Nesta etapa são aplicadas técnicas específicas como a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Com relação à conclusão da investigação, vai depender da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
Acidente
Um avião monomotor ficou destruído após um acidente ocorrido no Aeroclube de São José da Mata, distrito de Campina Grande, no fim da manhã desta quarta-feira (9).
A informação é de que uma pane no motor pode ter provocado o acidente – o destino do voo seria João Pessoa.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local. Segundo o coronel Jean Benício, do Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram socorridas para o Hospital de Trauma de Campina Grande.
Os dois pacientes – um de 33 anos e outro de 65 anos – deram entrada por volta das 12h40, passaram por procedimentos médicos de emergência e seguem em observação, com quadro clínico estável.
O caso que mais requer cuidados envolve o piloto, de 65 anos. Ele apresentou lesões na coluna e no crânio.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um ensaio fotográfico para a revista americana The New Yorker no mesmo dia em que a Primeira Turma da Corte tornou réus por tentativa de golpe Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados.
O ensaio ilustra o perfil do magistrado publicado nesta segunda-feira, 7, na versão digital da The New Yorker, uma das principais revistas dos Estados Unidos. As fotos são do brasileiro Fábio Setti. Em seu perfil no Instagram, ele contou que as fotos foram realizadas na manhã do dia 26 de março, o segundo dia do julgamento em que o Supremo recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o “núcleo duro” da tentativa de golpe.
Segundo o fotógrafo, embora estivesse prestes a relatar um julgamento importante, Moraes foi receptivo e o clima do encontro foi amistoso. “Imaginei um clima um tanto tenso, me enganei”, disse Setti. A publicação foi alvo de críticas de apoiadores de Bolsonaro e foi removida do perfil. O Estadão tentou contato com o fotógrafo, mas não houve retorno.
O perfil de Moraes na The New Yorker contextualiza a trajetória profissional do ministro do STF, da autoria de um best-seller de Direito Constitucional à nomeação para a Suprema Corte.
À revista, o magistrado afirmou que a ausência de regulamentação tornou as redes sociais propícias à disseminação de desinformação e discursos de ódio. Como exemplo, sugeriu que, se os nazistas tivessem acesso ao X (antigo Twitter), teriam conquistado o mundo.
Afundados em uma crise financeira, os Correios já gastaram 38,4 milhões de reais em patrocínios neste terceiro governo Lula, incluindo 6 milhões de reais para o festival Lollapalooza e 4 milhões de reais para a turnê Tempo Rei, de Gilberto Gil, desembolsados no ano passado.
Segundo a estatal, o contrato com o Lollapalooza buscou fortalecer a “imagem de inovação junto a um público jovem, que não teve tanta experiência com a empresa”, com potencial de “agregar valor à marca, possibilitando associar sua marca a um dos maiores eventos de música do país e do mundo”.
Com o patrocínio aos shows de Gilberto Gil, por sua vez, a empresa afirma querer “agregar valor à sua marca considerando se tratar da última turnê do artista, (com a) expectativa que a mesma atraia a atenção de um público estimado em aproximadamente 800.000 pessoas em shows realizados no Brasil, Europa e Estados Unidos”.
Os Correios são comandados desde agosto de 2023 pelo advogado Fabiano Silva dos Santos, ligado ao Grupo Prerrogativas. Formalmente, a indicação para o cargo partiu do Ministério das Comunicações, e o mandato atual do executivo vai até 6 de agosto de 2025.
Os Correios afirmaram que a atual gestão trabalha para “reposicionar” a marca da estatal por meio de patrocínio de negócios, esportivos e culturais depois de o governo Bolsonaro ter “zerado” o investimento nessa área como parte de um processo de privatização, revertido pelo presidente Lula.
A estatal registrou déficit de 3,2 bilhões de reais no ano passado e não faz repasses para a Postal Saúde desde novembro, deixando um rombo de 400 milhões de reais na operadora de autogestão em saúde Vários hospitais pararam de atender os planos de funcionários da empresa.
Em 2023, os Correios direcionaram 3,3 milhões de reais para patrocínios, incluindo 400.000 reais para a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido, no Festival de Parintins, no Amazonas, 500.000 reais para a Orquestra Criança Cidadã, em Pernambuco, e 350.000 reais no Festival CoMA, em Brasília.
Esse tipo de despesa disparou no ano passado, chegando a 33,8 milhões de reais. Além do Lollapalooza e da turnê de Gilberto Gil, a estatal fechou contratos de 4,5 milhões de reais com a Confederação Brasileira de Ginástica, 3 milhões de reais com os jogos universitários em todo o país e 2 milhões de reais com a feira de design Casa Brasil.
Ainda em 2024, os Correios também desembolsaram, entre outros contratos, 1,9 milhão de reais para exibir sua marca no Funn Festival, em Brasília, e 1 milhão de reais para patrocinar a festa de São João organizada pelo governo do Maranhão.
A estatal justifica a maioria dos patrocínios classificando-os como “projetos planejados” em seus planos anuais de comunicação, voltados a “posicionar os Correios como empresa concorrencial e sustentável, que possui importante papel de integração do Brasil e de inclusão de todos os brasileiros, por meio de sua ampla presença no território nacional e de seu amplo portfólio de produtos e serviços”.
Já em 2025, o único patrocínio divulgado pela empresa até o momento foi um repasse de 1,3 milhão de reais ao Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 com o presidente Lula, justificado, segundo os Correios, “pela oportunidade de ampliação do alcance de seu público-alvo, ao mesmo tempo que fortalece sua imagem e relevância no cenário nacional”.
Comente aqui