Saúde

Aplicação da 2ª dose de vacina contra a Covid predomina no país, aponta Ministério da Saúde

A aplicação da segunda dose contra a covid-19 no Brasil foi predominante na semana passada pela primeira vez desde o início de maio, apontam dados do Ministério da Saúde. É apenas a quarta vez que isso ocorre e a primeira em um contexto de vacinação com a primeira dose avançada no País, o que indica uma nova fase da campanha de imunização.

Além da entrega de vacinas, o avanço da aplicação da segunda dose de imunizantes contra a covid-19 no Brasil também envolve uma série de outros fatores: desde a realização de campanhas publicitárias para conscientização até a busca ativa de quem não tiver retornado para completar o esquema vacinal.

Especialistas apontam que ações como essas são de extrema importância sobretudo porque o espaço entre as doses foi expandido para alguns imunizantes no País, o que aumenta os riscos de evasão.

Para a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin, vários fatores dificultam a aplicação da segunda dose no Brasil. A falta de vacinas é um deles. “Quando a pessoa vai ao posto e não encontra a vacina que precisa para a segunda dose, dificilmente irá em outro local ou voltará outro dia”, explica.

Outro ponto levantado pela especialista é o esquecimento. O intervalo entre as doses das vacinas pode chegar a 12 semanas. Muita gente fica ansiosa aguardando a data do reforço, mas outro tanto esquece de voltar ao posto. “Precisamos de algum mecanismo para lembrar a pessoa, seja uma mensagem de texto, ligação, e-mail.”

Para aumentar a adesão, ela pede que os governos facilitem o acesso à vacina. Se uma pessoa busca a segunda dose um ou dois dias antes do prazo, não deveria ser impedida de recebê-la, cita Denise. A especialista diz que ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde é outra forma de aumentar o acesso.

Campanhas publicitárias também podem fazer a adesão crescer. “Isso faz toda a diferença. Embora a gente tenha uma cultura pró-vacina muito forte, muitas vezes as pessoas esquecem da segunda dose.”

Intervalo

O médico infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Renato Kfouri acrescenta que a suspensão das 12 milhões de doses da Coronavac e o atraso na entrega de insumos para produção da AstraZeneca são problemas que precisam ser contornados, permitindo aplicar a segunda dose na população de forma mais ágil e até encurtar o intervalo entre aplicações. “Quanto mais longo é o intervalo, maior é a taxa de abandono”, explica.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

“Quem tem de cuidar de Gaza são palestinos”, diz Lula em crítica a Trump

Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (5) o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para recuperar a Faixa de Gaza e disse que quem tem que “cuidar de Gaza são os palestinos”, que foram vítimas de um “genocídio” do qual os Estados Unidos fazem parte.

“O que aconteceu em Gaza foi um genocídio e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. Eles precisam ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído para que eles possam reconstruir suas casas, hospitais e escolas e viver dignamente”, afirmou.

Segundo Lula, o plano é uma coisa “praticamente incompreensível”, já que o país norte-americano “participou do incentivo a tudo que Israel fez na faixa de Gaza”. O presidente brasileiro deu a declaração em entrevista a rádios mineiras.

“Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel e dizer ‘olha nós vamos recuperar Gaza e vamos recuperar Gaza e vamos morar em Gaza’. Os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles?”, afirmou.

Lula disse ainda que quem tem que recuperar de Gaza são os palestinos, que foram vítimas de um “genocídio” do qual os Estados Unidos fazem parte.

O petista disse ainda que defende a criação do estado palestino igual ao estado de Israel para estabelecer uma “convivência harmônica” no Oriente Médio.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Turismo

João Pessoa é um dos destinos preferidos para o período de Carnaval

João Pessoa, mais uma vez, está no top 20 dos destinos mais preferidos para viagens no Carnaval 2025, entre os dias 1º e 5 de março, da Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina. Na análise, baseada nas buscas por hospedagem em seu site e app, aponta os 20 destinos nacionais e internacionais mais desejados pelos viajantes. A Capital paraibana está em 10º.

De acordo com o estudo da Decolar, a busca por hospedagem para o Carnaval, com pelo menos dois meses de antecedência, já registra um aumento de cerca de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento é auxiliado pelo intervalo maior entre o Réveillon e o Carnaval deste ano, que ampliou a janela de compra e estimulou uma distribuição mais antecipada das reservas. O crescimento ainda reforça a importância do feriado como um dos momentos mais estratégicos para o setor, impulsionando tanto viagens mais curtas quanto estadias prolongadas.

O secretário executivo do Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, afirmou que a Capital paraibana também deve receber um grande número de turistas mesmo antes do Carnaval. Conforme programação cultural promovida uma semana antes, durante a tradicional prévia carnavalesca, com eventos preparados para o Folia de Rua e Via Folia, milhares de turistas deverão estar na cidade.

“O importante é que a Prefeitura, reunindo todas as secretarias envolvidas, está pronta para responder a todas as demandas que os eventos deverão apresentar. Estamos nos reunindo com todos os setores privados também para ajustar itens como segurança, mobilidade, acessibilidade, entre outros. Assim como nos anos anteriores, iremos entregar grandes eventos e que vão injetar milhões de reais na economia, com geração de milhares de empregos temporários”, afirmou Daniel Rodrigues.

Programação – Somente a Via Folia, que terá duas semanas de apresentação de blocos com trios elétricos, serão mais de 5 mil foliões por noite, a partir do dia 14 de fevereiro. Estão programadas as saída de blocos com Vumbora (Bell Marques), Atletas (Ivete Sangalo) e Virgens de Tambaú (Léo Santana), além das Muriçocas do Miramar, com Fuba.

Já o Folia de Rua reunirá milhares de pessoas durante uma semana, até a sexta-feira, véspera do Carnaval. No período, dezenas de blocos vão desfilar na Orla marítima, assim como em diversos bairros da Capital. A Prefeitura tem dado total assistência nos preparativos dos blocos e montou um esquema de segurança e de trânsito nas áreas onde acontecerão os eventos.

“O Carnaval segue como um dos períodos mais movimentados para o turismo. Muitos viajantes optam por uma viagem rápida, enquanto outros aproveitam a data para estender e vivenciar experiências completas no destino”, destaca Daniela Araújo, diretora de Produtos em Destino da Decolar. “Uma tendência que ganha cada vez mais força é a compra de pacotes de viagem, que podem gerar uma economia de até 35% em comparação à compra individual de produtos e serviços como passagens aéreas, hospedagem, locação de veículos e atividades no destino, tornando a experiência mais acessível e conveniente para o viajante.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Paraíba tem aumento de 40% nos casos de dengue em janeiro, com 674 registros

Foto: Reprodução

A Paraíba registrou um aumento de 40% nos casos de dengue em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do passado. Até o dia 1º de fevereiro, o estado contabilizou 674 casos. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), que divulgou um novo boletim epidemiológico das arboviroses.

Segundo o boletim, os casos prováveis de chikungunya caíram 48%, com 55 registros, enquanto os de zika vírus tiveram uma queda de 89%, com somente um caso notificado. Além disso, a febre de Oropouche registrou sete casos prováveis, correspondendo a 0,95% do total.

Para a técnica responsável pela vigilância das arboviroses, Carla Jaciara, a colaboração da população é fundamental para combater essas doenças. “É importante que a população, no caso de qualquer sinal ou sintoma sugestivo de uma dessas doenças, procure logo um serviço de saúde, não se automedique, para que o seu caso seja notificado e identificado para ser tratado de forma adequada e oportuna, como também, deve ficar atenta a qualquer meio que acumule água para que seja eliminado e a gente consiga fazer a vigilância de forma correta”, afirmou.

Mortes

Embora o boletim não registre mortes confirmadas por dengue, dois óbitos estão sendo investigados nos municípios de Campina Grande e São Domingos do Cariri. Para chikungunya, zika e febre de Oropouche, não há óbitos confirmados ou em investigação até o momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Hugo Motta alerta: “Lula não chegará forte em 2026 sem estabilidade econômica”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, em entrevista à CNN na tarde desta terça-feira (4), que o presidente Lula pode não chegar forte à campanha de reeleição em 2026 caso a economia não esteja estabilizada. Para o paraibano, o governo precisa mudar a condução das decisões econômicas para evitar um cenário adverso.

“Se a economia não tiver estabilidade, o presidente não chegará forte na campanha. E para garantir essa estabilidade, é preciso mudar o rumo das decisões”, declarou Motta, ressaltando que a eficiência do governo é uma obrigação, principalmente diante das dificuldades do cenário internacional.

Ele também criticou o distanciamento do governo em relação à pauta econômica e cobrou uma postura mais responsável. “O governo erra quando se afasta dessa agenda. Não há crescimento do país com caos econômico”, afirmou.

Sobre a reforma da renda, o presidente da Câmara demonstrou preocupação com a falta de uma compensação clara. “Temos que manter a responsabilidade fiscal, e essa é uma prioridade da qual não abriremos mão”, garantiu. Segundo ele, o atual Congresso tem um perfil mais conservador e está atento à situação econômica do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Deputado Cabo Gilberto admite disputar Governo da Paraíba nas eleições 2026

Foto: Albemar Santos/MaisPB

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), afirmou, na noite desta terça-feira (4), que defenderá a candidatura própria do bolsonarismo para o Governo da Paraíba nas eleições 2026 e admitiu que poderá encabeçar o processo.

“Tem vários nomes no nosso partido como o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), o meu nome que está sendo cogitado, o do pastor Sérgio Queiroz (Novo), do deputado Walber Virgulino (PL) e na nossa bancada de vereadores. Eu defendo essa tese que o PL lança candidatura própria ao Governo e ao Senado”, disse em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Recentemente em entrevista ao jornalista Heron Cid no programa Hora H, da TV Manaíra, o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba, já havia previsto dificuldade em ter os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um grupão das oposições. Seguindo essa linha, Cabo Gilberto quer  que essa  união ocorra apenas em um possível segundo turno.

“A gente vai trabalhar no sentido do fortalecimento das oposições. Tem a questão do primeiro turno e do segundo turno. Eu não falo pelo partido em si, mas essa é a minha tese: lançar candidatura própria”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

NÃO DECOLOU: Voa Brasil vende só 0,95% das 3 milhões de passagens liberadas

Foto: Divulgação

Com 28.500 passagens, o Voa Brasil vendeu apenas 0,95% das 3 milhões liberadas para o programa, iniciado há 6 meses. Sudeste e Nordeste lideram a procura, com 84,5% do total.

Em janeiro de 2025, foram 5.308 reservas, melhor mês até o momento. O desempenho é 15% superior ao recorde anterior, de agosto, logo após o início do programa, que vende passagens a R$ 200 para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não viajaram no último ano.

Sudeste e Nordeste lideram a procura, com 84,5% do total. Contudo, há cidades de todas as regiões do Brasil entre as 20 mais procuradas. Em ordem:

  • São Paulo (SP);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Recife (PE);
  • Fortaleza (CE);
  • Brasília (DF);
  • Salvador (BA);
  • João Pessoa/Bayeux (PB);
  • Maceió/Rio Largo (AL);
  • Natal (RN);
  • Belo Horizonte/Confins (MG);
  • São Luís (MA);
  • Aracaju (SE);
  • Campinas (SP);
  • Porto Seguro (BA);
  • Juazeiro do Norte (CE);
  • Porto Alegre (RS);
  • Belém (PA); e
  • Vitória (ES).

Ao todo, os aposentados partiram ou chegaram a 77 cidades diferentes. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o programa está cumprindo o objetivo de estimular a aviação regional.

“São em sua maioria pequenas e médias localidades envolvidas”, disse.

Conforme as regras do Voa Brasil, cada pessoa aposentada pelo INSS pode comprar passagens de até 2 trechos por ano. A compra deve ser feita exclusivamente no site do programa.

Expansão

O Ministério de Portos e Aeroportos prepara a 2ª fase do Voa Brasil para o 1º semestre de 2025, que deve incluir estudantes universitários de baixa renda.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Sob Lula, gasto anual com diárias e passagens é o maior em 10 anos

Na imagem, avião da Latam no Aeroporto de Brasília

Os gastos da União com diárias e passagens atingiram R$ 3,58 bilhões em 2024, na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Representa alta real (descontando a inflação) de 2,9% na comparação com o mesmo período em 2023, quando o governo gastou R$ 3,48 bilhões em valores corrigidos pela inflação.

Trata-se do maior valor real desde 2014, no governo Dilma Rousseff (PT). Naquele ano, o custeio registrado foi de R$ 4,34 bilhões. A série histórica teve início em 2011. Os dados são do Tesouro Nacional e estão disponíveis no relatório do resultado primário de dezembro de 2024.

Leia a trajetória dos gastos com diárias e passagens desde 2011:

A primeira-dama Janja da Silva anunciou na pelo Instagram que viajará a Roma. Ela irá com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para participar da instalação do conselho internacional da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a convite do Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Poder360 mostrou que os gastos de todos os funcionários de Janja e do governo com as viagens oficiais da primeira-dama e de sua equipe pessoal somaram R$ 791.542,23 em 2023 e 2024.

Segundo levantamento realizado pelo Poder360 com base em dados do Tesouro Nacional, o custeio com viagens em 2023 e 2024 representa quase o dobro do que foi pago durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), com R$ 3,91 bilhões.

Pandemia

As restrições a viagens e a queda nos deslocamentos resultaram em uma queda nas despesas em 2020 (R$ 1,21 bilhão) e 2021 (R$ 1,37 bilhão). Houve alta de 96,2% em 2022 em relação ao ano anterior.

A trajetória crescente continuou no governo Lula: as despesas subiram 33% em 2024 na comparação com 2022.

Diárias crescem

O governo Lula gastou R$ 2,15 bilhões em 2024 com esse tipo de despesa –crescimento de 9% ante 2023. Em contrapartida, os gastos com passagens caíram 5% no mesmo período.

Razão para alta

Parte dessa alta se explica pela decisão do petista em aumentar o número de ministérios de 23 para 38 ao assumir o 3º mandato presidencial, em 2023. Por consequência, são mais viagens e hospedagens relacionadas a ministros e auxiliares.

O crescimento dos gastos com diárias também vem em um momento em que o governo busca sinalizar ao mercado financeiro um compromisso com os gastos públicos.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Paraibano desaparecido no Japão está preso por tráfico internacional de drogas, diz PF

A Polícia Federal informou que o paraibano Vitor Daniel Araújo Claudino, de 22 anos, que estava desaparecido após viajar para Tóquio (Japão) no dia 23 de janeiro, foi preso no país asiático por tráfico de drogas.

De acordo com a PF, a prisão foi informada às autoridades brasileiras na última quinta-feira (29). Ainda de acordo com a corporação, Vitor Daniel continuará detido na Delegacia do Aeroporto Internacional de Narita até que as investigações sejam concluídas.

Ele desapareceu enquanto viajava para Tóquio, no Japão. Segundo a família, ele embarcou sozinho na quinta-feira (23), mas deixou de responder às mensagens ao chegar ao Catar, no Oriente Médio.

Durante toda a viagem, ele atualizava a família por mensagens e disse que, ao chegar ao Japão, ficaria hospedado em um hotel com estadia já paga. Após avisar que havia chegado ao Catar, não enviou mais nenhuma mensagem.

Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Adriano Galdino quer duas vagas na chapa do governo para o Republicanos: ‘Nada mais justo’

Durante a abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta terça-feira (4), o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Adriano Galdino, disse que o Republicanos pode indicar dois nomes na chapa majoritária que vai disputar o governo do estado em 2026.

“O Republicanos tem a maior bancada estadual e a maior bancada federal. O partido tem 50 prefeitos na legenda e tem mais de 30 que estão em outras legendas e que segue nossa orientação. O Republicanos tem um presidente da Câmara Federal, tem um presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, então nada mais normal, nada mais justo essa questão de ‘justiça eleitoral’.” defendeu.

Ao Correio Debate da 98FM, Galdino também afirmou que um dos nomes pode ser o dele, depois de reuniões com a cúpula do partido na capital federal.

“Sou candidato agora muito mais fortalecido e, após a visita à Brasília, eu fui incentivado a manter a nossa pré-candidatura pelo presidente Hugo, pelo presidente do meu partido Marcos Pereira, então foi uma conversa muito proveitosa.” disse o parlamentar.

Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Cícero pode deixar PMJP para disputar o governo do estado em 2026: ‘Sertanejo é corajoso’

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) afirmou que teria coragem para deixar a prefeitura de João Pessoa para disputar o governo do Estado nas eleições do próximo ano.

Em entrevista à 98FM, quando questionado novamente se teria coragem para disputar o governo, Lucena disparou: “Sertanejo é bicho corajoso”.

A declaração foi dada durante a volta dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de João Pessoa, nesta terça-feira (4).

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.