Polícia

R$ 2,8 MILHÕES – Empresa firmou contrato para fornecimento de testes rápidos para Covid-19 com sobrepreço e sem licitação

DIVULGAÇÃO

As investigações têm como objetivo apurar a compra das prefeituras de Caldas Brandão/PB,Mamanguape/PB, Cuité de Mamanguape/PB, Alhandra/PB, Lagoa de Dentro/ PB, Serra da Raiz/PB e Lagoa/PB, nos anos de 2020 e/ou 2021, de Kits de testes rápidos para detecção da Covid-19 com sobrepreço potencial, através de procedimentos de dispensas de licitação, em tese fraudados.

Segundo nota técnica elaborada pela Controladoria Geral da União, uma empresa que não era do ramo de insumos médicos até data próxima ao início da pandemia firmou contratos com diversas prefeituras da Paraíba para fornecimento de testes rápidos para detecção da Covid-19 com sobrepreço no valor devido de até 89% do valor contratado, causando prejuízos ao erário de aproximadamente R$ 2.884.860,50 .

Os recursospara compra desses testes são oriundos do Sistema Único de Saúde- SUS, para o enfrentamento da COVID-19.

A empresa investigada aparece como uma das maiores credoras de municípios paraibanos no ano de 2021 na condição de fornecedora de insumos médicos, embora desempenhasse sua atividade principal em ramo totalmente diverso deste até o início da pandemia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Janja interrompe cerimônia com Lula e pede para plateia se sentar

A primeira-dama Janja da Silva repreendeu pessoas que chamavam pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (4). “Sentem, agora não. O presidente vai falar”, disse Janja acenando para pessoas na plateia. O momento se deu durante o encontro do petista com Cacique Raoni e lideranças indígenas no Mato Grosso.

Antes de Lula falar, o cacique Raoni cobrou promessas que o presidente fez a ele desde a posse.

“Desde a posse, eu falei com o presidente, fiz uma cobrança para ele não repetir alguns erros que ele fez na gestão anterior. Eu não gostei de alguns trabalhos dele. Mas eu falei para ele: ‘Presidente, daqui para frente vamos trabalhar certo para que as pessoas sejam felizes com o nosso trabalho’. Inclusive, uma das coisas que eu pedi e que ele prometeu que fizesse uma limitação na nossa terra para garantir a proteção”, declarou.

Lula afirmou que “assegurar os direitos indígenas é prioridade absoluta”, mas que “ainda há muito a ser feito” ao demarcar e homologar terras indígenas.

“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas as nossas políticas convergem nesse sentido de assegurar, integralmente, os direitos indígenas, sempre enfrentando os desafios que são muitos, e precisam ser tratados de forma negociada com diálogo e transparência”, concluiu o presidente.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Anúncio de candidatura à Presidência de Felipe Neto era ação de marketing

Imagem: reprodução/YouTube

O anúncio de uma candidatura à Presidência da República feito pelo influenciador digital Felipe Neto ontem se tratava, na verdade, de uma ação de marketing.

O empresário divulgou novo vídeo hoje desmentindo a informação de que entraria na vida política. Felipe Neto divulgou a adaptação em áudio do livro “1984”, do britânico George Orwell. A obra retrata um Estado totalitário fictício chamado Oceania. Nele, as informações são manipuladas e distorcidas para servir aos interesses do partido governante. A obra “1984” tem como personagem principal o Grande Irmão, líder do regime totalitário narrado e conhecido como aquele que “observa a todos”.

O influenciador já havia feito ontem referências a obra literária citando o Ministério da Verdade. O empresário contou que criaria uma nova rede social com este nome para ajudar a entender as verdadeiras necessidades da população. No livro, o ministério era responsável por distorcer as informações. Felipe Neto também afirmou que desejava ser um “irmão mais velho” ao Brasil.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

STF inicia julgamento para decidir sobre prisão preventiva de Padre Egídio

Vitória: STF decide que compete aos Tribunais de Contas julgar prefeitos  ordenadores de despesas – Atricon

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (4) a análise do recurso que pede a revogação da prisão preventiva, atualmente domiciliar, do Padre Egídio de Carvalho Neto. A relatora do processo, a ministra Carmém Lúcia, votou para manter o regime atual.

No despacho, a magistrada alegou que há um entendimento em todas as instâncias do judiciário a necessidade da manutenção da prisão preventiva para combater a atuação das organizações criminosas.

“As decisões das instâncias judiciais antecedentes harmonizam-se com a orientação do Supremo Tribunal Federal, no sentido de que “a necessidade de se interromper ou diminuir a atuação de integrantes de organização criminosa enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública, constituindo fundamentação cautelar idônea e suficiente para a prisão preventiva”, diz trecho da decisão.

Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, que fazem parte do colegiado, tem até a próxima sexta-feira (11) para se manifestarem na ação.

BG com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Eduardo Bolsonaro não descarta abdicar do cargo: “Se for necessário”

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a afirmar nesta sexta-feira (4) que pode deixar o cargo na Câmara em definitivo. O congressista está afastado temporariamente por 120 dias, enquanto está nos Estados Unidos.

Segundo Eduardo, a atuação nos EUA é mais importante no momento. Disse estar focado em trabalhar para resgatar a liberdade “eleitoral do Brasil”.

“Decidimos ficar aqui nos Estados Unidos por tempo indeterminado. Consegui, né, entrei com uma licença de 120 dias no Congresso para ver como vai ficar, né, pra segurar mais 120 dias, mas, se for necessário, eu vou ter que abdicar do meu cargo de deputado federal”, disse Eduardo em entrevista à rádio Auriverde.

Eduardo anunciou a estadia nos Estados Unidos em 18 de março. À época, disse temer pela apreensão do seu passaporte e uma eventual prisão ao retornar para o Brasil.

A bancada do PT na Câmara acionou a PGR (Procuradoria Geral da República) contra o deputado por atuar “contra os interesses nacionais” e “constranger o STF”. No mesmo dia em que Eduardo anunciou a ausência, a PGR e o STF arquivaram o pedido do PT.

Eduardo tem sido o principal articulador da direita brasileira com aliados do presidente dos EUA, Donald Trump (republicano). O agora congressista licenciado acusa o governo e a Justiça do Brasil de “excessos” contra aliados de Bolsonaro e de violação aos direitos humanos nas condenações pelos ataques do 8 de Janeiro.

Eduardo era cotado para presidir a Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) da Câmara –alvo de disputa no colégio de líderes. O PT dizia que o deputado poderia instrumentalizar a comissão em prol de Jair Bolsonaro (PL) e minar a diplomacia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Presidente do TJPB suspende liminar e mantém nomeação de Alanna Galdino no TCE

A decisão judicial que suspendia a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado foi derrubada presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fred Coutinho. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (4).

“A suspensão judicial de ato típico do processo legislativo de escolha de Conselheiro do Tribunal de Contas, em sede liminar e com base em alegações procedimentais controvertidas, afeta diretamente a ordem pública administrativa, ao comprometer a harmonia entre os Poderes e violar o princípio da separação funcional, cláusula pétrea da Constituição Federal” diz o trecho da decisão.

Com isso, o Tribunal de Contas do Estado dará prosseguimento ao processo. Na próxima quarta-feira (9) haverá o julgamento de um recurso do Ministério Público de Contas que barra a nomeação da filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Adriano Galdino reage à suspensão da nomeação da filha ao TCE-PB: ‘Vamos para a luta’

A suspensão da nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) gerou repercussão política no estado.

Um dia após a decisão da juíza Virgínia Lúcia Fernandes Martins de Aguiar, da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), comentou o caso e reforçou sua confiança na Justiça.

Questionado sobre a determinação judicial e os desdobramentos do caso, Galdino foi breve ao responder se confia que a Justiça voltará atrás da decisão:

“Totalmente. Vamos para a luta”, disse.

BG com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

STF inicia julgamento de recurso de Padre Egídio; Cármen Lúcia vota para manter prisão

Recurso da defesa de Padre Egídio contra prisão do sacerdote será julgado pela ministra Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (04), para rejeitar o recurso da defesa de Padre Egídio de Carvalho e manter a prisão preventiva, atualmente convertida em domiciliar, contra o sacerdote. Lúcia é relatora da ação. O julgamento na Primeira Turma do STF segue até a próxima sexta-feira (11).

No voto, a magistrada citou que as decisões já tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pela Justiça da Paraíba estão em harmonia com o entendimento do STF.

“As decisões das instâncias judiciais antecedentes harmonizam-se com a orientação do Supremo Tribunal Federal, no sentido de que a necessidade de se interromper ou diminuir a atuação de integrantes de organização criminosa enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública, constituindo fundamentação cautelar idônea e suficiente para a prisão preventiva”, despachou.

Nesse julgamento, ainda faltam votar Flávio Dino, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

UEPB suspende aulas até o dia 11 de abril, após homem ser assassinado em copiadora

UEPB, em Campina Grande.

UEPB, em Campina Grande. (foto: divulgação/UEPB)

As aulas no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, Agreste do estado estão suspensas desta sexta-feira (4) até o dia 11 de abril. A informação foi divulgada pela própria instituição, em nota compartilhada nas redes sociais. A medida ocorre após o ataque registrado ontem (3), na instituição.

Segundo a UEPB, foi estabelecido por meio de portaria que ficam suspensas todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais até o dia 11. Durante esse período, as atividades administrativas serão realizadas de forma remota.

“Essa medida emergencial visa garantir a segurança da comunidade universitária, permitindo que possamos, juntamente as autoridades de segurança pública, tomar medidas de controle de acesso nas dependências da Instituição”, diz trecho da nota emitida pela UEPB.

UEPB
UEPB em Campina Grande. (foto: divulgação/UEPB)

Ainda ao longo do conteúdo, a instituição expressa “solidariedade às famílias envolvidas e a todos os membros da comunidade da UEPB”.

Entenda o caso do ataque na UEPB

O homicídio foi registrado no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, Agreste do estado. Alunos da instituição foram surpreendidos com os disparos de arma de fogo em meio as aulas que ocorriam ontem a noite (3).

A vítima do homicídio é o proprietário de um comércio no local.

O crime ocorreu no terceiro andar da central de aulas da instituição. Foram seis disparos contra a vítima, identificada como Keine Diniz dos Santos, de 43 anos. Ele era dono de uma copiadora.

Conforme detalhado por populares à polícia, ele trabalhava no local há 20 anos. Ele tinha um relacionamento com a ex-companheira do autor do crime, que foi identificado pela Polícia. Trata-se de um mecânico, identificado como Flávio de Medeiros, de 47 anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

CIÚMES: Suspeito de matar homem na UEPB morre após atirar na própria cabeça

Flávio Medeiros, de 47 anos, suspeito de matar a tiros um homem dentro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, na noite dessa quinta-feira (3), morreu na manhã desta sexta-feira (4) após atirar contra a própria cabeça. Ele chegou a ser socorrido em estado gravíssimo pelo Samu e levado ao Hospital de Trauma de Campina Grande, mas não resistiu.

De acordo com as investigações da Polícia Civil da Paraíba, o crime pode ter sido motivado por ciúmes. A vítima teria se envolvido com a ex-esposa de Flávio, o que teria gerado o ataque. O homicídio aconteceu dentro de uma copiadora da universidade.

Após o crime na UEPB, Flávio Medeiros seguiu até uma escola no bairro Três Irmãs, onde a ex-esposa trabalha como funcionária. Ele teria tentado entrar no local, mas foi impedido. Em seguida, dirigiu até uma estrada e atirou contra si mesmo.

Com Maurilio jr

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Turismo

João Pessoa está entre os destinos mais procurado pelos aposentados do INSS

Praia do Bessa em João Pessoa — Foto: Dayse Euzébio

Um levantamento feito sobre a procura por destinos inseridos no Programa Voa Brasil, que incentiva aposentados do INSS a buscar passagens aéreas mais acessíveis, destaca João Pessoa como a sétima cidade mais procurada do País entre os 82 municípios inseridos no programa. Os dados são do Ministério de Portos e Aeroportos, que contabiliza a reserva de 35.419 passagens desde julho do ano passado. Do Top 7 das cidades mais procuradas, quatro são do Nordeste, duas do Sudeste e uma do Centro-Oeste.

No período, a Capital paraibana foi procurada por 1.324 aposentados (destino). São Paulo, com 10.261 procuras, lidera com folga sobre o Rio de Janeiro (3.050), que vem em segundo no ranking. Em seguida vem Recife (2.745), Fortaleza (2.453), Brasília (2.268) e Salvador (2.024).

De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo, os dados confirmam pesquisas nacionais que colocam a Capital paraibana entre os destinos mais buscados entre os aposentados, a maioria com a ideia de residir na cidade futuramente. “Esse público tem crescido muito nos últimos anos e a maioria busca exatamente o que a cidade oferece de melhor, como acessibilidade, mobilidade, segurança e natureza”, pontuou.

Voa Brasil

O aposentado do INSS interessado em participar do Voa Brasil deve acessar o programa pelo site gov.br/voabrasil e escolher data, origem e destino. Vale lembrar que passagens de até R$ 200 serão oferecidas a quem não tenha viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada aposentado só pode adquirir até dois trechos por ano.

Para a segunda fase do Voa Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vai utilizar a base de dados do Prouni, Fies e Sisu para relacionar os estudantes que poderão participar do programa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.